PMA planeja operação ‘Chuvas de Verão’

Governo
04/02/2010 18h54

Nesta quinta-feira, 4, representantes de órgão públicos se reuniram no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju para definir detalhes da ‘Operação Chuvas de Verão'. A intenção é organizar ações conjuntas em áreas de risco da cidade para evitar alagamentos e deslizamentos. Entre as atividades programadas estão o monitoramento de morros e encostas, a limpeza de vias e orientação da população.

Participaram do encontro gestores e técnicos da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso).

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura Neto, é fundamental que a população coopere para prevenir danos. "O desastre é inevitável, não dá para controlar a natureza. O que a gente pode fazer é prevenir com medidas como não jogar lixo na rua e não habitar morros e encostas", explica.

Desde 2009, a Prefeitura de Aracaju vem intensificando o trabalho de prevenção, limpando constantemente bueiros e canais, e transferindo famílias residentes em áreas de risco para locais seguros. As medidas devem contribuir para minimizar os transtornos causados pelas chuvas de verão neste início de ano.

Áreas de Risco

É importante que a população adote medidas preventivas simples, como não jogar lixo em bueiros, não plantar árvores frondosas, não retirar vegetação, nem construir casas em morros e encostas.

Em Aracaju, as áreas que sofrem maior risco de deslizamento estão nos bairros Cidade Nova, Coqueiral, Santa Maria (Morro do Avião), bairro América (Morro da Penitenciária e rua México) e Manuel Preto.

As localidades com maior risco de alagamento são: avenidas Francisco Porto, Hermes Fontes, Desembargador Maynard; rua Nestor Sampaio, Edésio Vieira de Melo; e bairros Coroa do Meio, Japãozinho e Santos Dumont.

Chamada

Assim que o cidadão notar algo de errado com sua residência e região, como estalos na estrutura da casa ou inclinações acentuadas em postes ou árvores, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil (190).